União

Olá pessoal, venho comunicar que estamos nos unindo ao blog Moto X Brasil, eu irei para lá e aos poucos passarei alguns posts marcantes do nosso blog para o outro. Seremos o maior blog sobre o Moto X do Brasil. Gostaria de avisar também que nosso blog não será excluído, apenas não será mais atualizado. Desde ja agradeço e nos vemos la no Moto X Brasil.

sexta-feira, abril 25, 2014

ROM Odexada e Deodexada


            Já devem ter ouvido ou visto sobre ROMs e Custom ROMs deodexadas e odexadas, pois bem, vamos aprender hoje o que é isso.

            O conceito é muito simples, a diferença é basicamente a posição de um arquivo pertencente aos aplicativos. Os aplicativos Android tem por extenção “.apk”, todo aplicativo Android tem essa extensão, ou seja, o tipo de arquivo. Se você renomear o arquivo adicionando “.zip” no fim, exemplo: Settings.apk.zip, e abri-lo, ele irá abrir com o WinRar, e você poderá ver o que há dentro dele, lá você verá imagens, arquivos .xml, e também encontrará o arquivo “classes.dex”, e é justamente esse o arquivo de qual falo.

            Na ROM deodex, ele sempre estará dentro do apk, dessa forma o Smartphone irá demorar um pouco mais para iniciar e abrir aplicativos, porém, a ROM ocupará menos espaço na memória e você poderá customiza-la, pois a maioria dos mods(arquivos modificados, na caso, do sistema) funcionam apenas em ROMs deodex, a não ser que o desenvolvedor do mod, odexe o arquivo.

            Já na ROM odex, você sempre verá um outro arquivo do mesmo nome do apk, más com extensão “.odex”, exemplo: Settings.apk e Settings.odex. O arquivo classes.dex estará dentro deste arquivo.  Dessa forma a ROM ocupará um pouco mais de espaço, entretanto o carregamento dos aplicativos é mais rápido, e aumenta a performance da ROM em si. O aumento não é considerável, más há um aumento. Você so pode atualizar seu Android se a ROM estiver odexada, pois as ROMs sempre vem odexadas de fábrica. Creio que o único ponto negativo em ter a ROM odexada é o de que as customizações são pouquíssimas, pois para adicionar uma função a um aplicativo só é possível com ele deodexado, más temos o Xposed que não há necessidade de ter a ROM deodexada, e possui milhares de mods instaláveis.

            Caso você esteje com uma ROM deodex e deseja faze-la odex e vice-versa, há ferramentas que fazem isso. Más como o Android 4.4+ esta recente, ainda não há muitas ferramentas para deodexar e odexar ROMs. No momento encontrei apenas uma que faz de uma ROM odex, deodex. Continuarei procurando por uma que faz o inverso, caso eu não encontre irei pesquisar um pouco e modificarei essa ferramenta de deodexar, para faze-la odexar.

            Recentemente identifiquei algo estranho nas ROMs, com Android 4.4+, odexadas, eu percebi a presença do arquivo classes.dex dentro do apk e o arquivo .odex, não entendi o porque. Estou procurando uma explicação para isso, e assim que possível eu atualizarei este post. Ah, mandei essa dúvida para o site Android Pit, o qual disse que até o fim dessa semana postará no site um post explicando.

0 comentários:

Postar um comentário