União

Olá pessoal, venho comunicar que estamos nos unindo ao blog Moto X Brasil, eu irei para lá e aos poucos passarei alguns posts marcantes do nosso blog para o outro. Seremos o maior blog sobre o Moto X do Brasil. Gostaria de avisar também que nosso blog não será excluído, apenas não será mais atualizado. Desde ja agradeço e nos vemos la no Moto X Brasil.

terça-feira, abril 08, 2014

Oque é Custom ROM?



            Não sabe oque é Custom ROM?! Pois vamos lá, a primeira coisa que você deve saber é que o Sistema Android é Open Source (Código aberto), ou seja, a Google (Dona do Android) quando lança uma versão do Android, libera no site do Android todo o código do sistema, para que? Para qualquer desenvolvedor que se interessar, desenvolver uma Custom ROM, desenvolver aplicativos, e etc.

O conjunto de todos os arquivos do sistema do seu Smartphone Android são chamados de ROM, a sigla ROM é, pelo inglês, originária das iniciais de Read Only Memory - Memória Apenas de Leitura. Com o objetivo de adicionar funções, melhorar a performance, customizar a UI (Interface), desenvolvedores independentes desenvolvem estas chamandas Custom ROMs, muitas delas são desenvolvidas por um equipe, pois em uma ROM você encontra arquivos de diferentes linguagens de programação, as quais estam dentro da linguagem global Java, sendo assim cada um é responsável por algo. Esses desenvolvedores não ganham nada por esse trabalho, o máximo que eles ganham são doações.

Para instalar uma Custom ROMs no seu Smartphone Android você deve primeiro fazer todo o desbloqueio do mesmo, pois as fabricantes bloqueiam para que o usuário não possa fazer alterações no sistema, e para evitar a instalação das Custom ROMs, pois as mesmas podem causar Brick no celular, os bricks são danos, as vezes, permanentes ao hardware do mesmo, e como desculpa para ganhar um Smartphone novo os usuários recorrem a Garantia, sendo que a mesma não cobre danos causados por isso. Más vale lembrar que você so brick seu Smartphone se fizer oque as coisas da forma errada ou se seu Computador por ser fraco, na hora da instalação de algum sistema no Smartphone causou uma instabilidade no programa. Eu mesmo so brickei um meu P350 uma vez, e com algumas poucas horas consegui desbrickar, mas foi por burrice que o fiz.

Custom ROMs estam sempre em desenvolvimento, e dependendo da versão, pode conter bugs (erros), nada que esperar os desenvolvedores deixarem a mesma estável possa resolver. No site oficial de cada Custom ROM você poderá encontrar o download da Custom ROM para seu Smartphone, caso não encontre você poderá recorrer a pequenos desenvolvedores que portam essas ROMs para outros Smartphones, essas ROMs portadas são chamadas de Unofficial (não oficial).


Um comentário: